Pular para o conteúdo principal

PSORÍASE TEM TRATAMENTO

Dra. Joyce Rodrigues



     











    









     O assunto é de extrema importância, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou no início do mês de Outubro de 2017 uma campanha para os pacientes que sofrem com a doença para que possam ter acesso às informações e aos tratamentos disponíveis.
Psoríase é uma doença de pele sistêmica, autoimune mediada por células T específicas da pele, envolvendo a hiperqueratose e para queratose com prevalência entre 1% e 2% entre a população mundial.
   Envolve ainda a ativação e migração anormal de células T CD4+ e CD8+ na pele e eventual agregação de células inflamatórias, seguido do desenvolvimento de uma placa característica da psoríase.
Sabemos que existem diferentes formas da doença e pode variar em sua manifestação ou severidade através de uma combinação entre a predisposição genética e a epigenética. Os gatilhos para a doença entrar em atividade são vários, como fatores ambientais, alimentação, estresse, traumas físicos, fumo, infecções, banhos longos e quentes, uso de algumas medicações, entre outros. Quando estes sintomas aparecem, geralmente o paciente começa a sentir coceira, ardência e descamação da pele, além de muito ressecamento.
     O tipo mais comum de Psoríase é a Vulgar, que afeta aproximadamente 85% a 90% dos casos e geralmente manifesta-se na pele, couro cabeludo e unhas. Pode ainda afetar devido à inflamação crônica, outros órgãos e articulações, conhecida como Artrite Psoriática.

Existe ainda a:

Psoríase guttata: · provoca lesões menores que 1 cm. Acomete crianças ou jovens adultos e geralmente afeta as seguintes regiões: dorso, pernas e às vezes o couro cabeludo.

Psoríase eritrodérmica: Muito pouco frequente. Afeta 90% da pele e causa desde eritema à Descamação.

Psoríase artrítica: causa Inflamação crónica das articulações com dor, vermelhidão e inchaço nas articulações. Se não for tratada provoca danos irreversíveis nas articulações.

Psoríase do couro cabeludo:  Muito comum: 50% a 80% dos pacientes, acomete testa, nuca e orelhas.

Psoríase ungueal: Acomete em geral as unhas dos pés e das mãos.

Psoríase invertida: Forma lesões em pregas nas axilas, área submamária e  interglúteos. Promove eritema a descamação (mínima).

      A psoríase pode aparecer em qualquer época, mas é mais comum entre 30 e 40 anos de idade. Muitas vezes ela é confundida com outras doenças de pele como a Dermatite. Mas vale lembrar que alguns fatores são primordiais para se obter um diagnóstico correto.
    O paciente com Psoríase ao coçar a pele geralmente ocorre uma descamação e a região fica super avermelhada e como o processo de multiplicação de células acontece de forma acelerada e contínua neste caso, ocorre ainda a formação de placas na pele.
Já as Dermatites de pele formam lesões mais úmidas, ás vezes com pequenas bolhas e posteriormente, se não cuidada, elas podem também formar placas, por isso a confusão de diagnósticos.
     A Psoríase tem tratamento e controle, momentos de estabilização, melhoras ou pioras. A informação e o diagnóstico é a melhor forma de se controlar a doença.
     Em casos leves ou moderados da doença o tratamento pode ser realizado através de medicamentos indicados pelo Dermatologista e controlado através de muita hidratação e exposição ao Sol.
      A Indústria Cosmética antenada ao assunto vem estudando e pesquisando há muito tempo ativos cada vez mais eficientes que possam compor formulações que beneficiem e protejam principalmente a função barreira da pele.
     
     A Mezzo acaba de lançar Inverse C Foam Infusion, o primeiro Sabonete de vitamina C 100% glicoestável com Esqualeno e Ceramidas na formulação, duo de ativos que trabalham na importância da preservação da pele, hidratando, protegendo e equilibrando a função barreira.


Saiba mais:

      As Ceramidas  fazem parte da barreira lipídica, são componentes naturais do estrato córneo. Sabemos que com o tempo e principalmente em casos de psoríase a quantidade de ceramidas decresce e surge a necessidade de fazer a reposição.
      A barreira lipídica da pele, incluindo as ceramidas,  é o escudo contra a oxidação ambiental e funciona como principal barreira contra infecção microbiana  e outros problemas que possam surgir.
Estudos confirmam um declínio do teor de ceramida no envelhecimento da pele humana, possivelmente devido a um declínio na atividade da enzima que ajuda a fornecer ceramidas na forma utilizável para a pele (J Dermatol Sci. 1990 Mar;1(2):79-83.)
     Já o esqualeno é considerado um Hidratante natural do corpo, isso porque ele é capaz de se incorporar de forma natural nas camadas profundas da epiderme, tornando-o num excelente protetor contra a desidratação, condição essencial e imprescindível para uma pele que sofre com a Psoriáse.
     O Esqualeno é um óleo natural que pode ser encontrado em diversos alimentos como os óleos de planta (azeitonas verdes e gérmen de trigo), carnes, e óleos de alguns peixes, e ainda no sebo humano.
    A fonte mais rica deste óleo é proveniente de uma raça de tubarão que vive em águas profundas de Okinawa (tubarão Squalideos).
Encontrado também no corpo humano, mais precisamente na barreira lipídica, proporciona hidratação, jovialidade e elasticidade.
   Hoje vivemos na Era da Inflamação, cada vez mais estressante, corrido e com hábitos de vida menos saudáveis levando o nosso organismo a sofrer uma redução na quantidade de oxigênio nas células dos nossos tecidos.
   Existem vários estudos que indicam que o Esqualeno tem um papel fundamental na proteção contra as doenças crônicas. Inicialmente ele foi usado para tratar diabetes e Tuberculose em Hospitais de Tokyo.
    Os estudos conduzidos na universidade da Escola de Medicina de Miami mostraram que o sérum do tubarão contém uma variedade original de anticorpos, que podem destruir diferentes tipos de células cancerígenas.        Mesmo como uma ajuda no tratamento tradicional de radiação contra o cancro, o esqualeno pode ter outros benefícios.
    Em alguns estudos realizados com ratos verificou-se que estes ficavam mais imunes aos tóxicos e à radiação, quando alimentados com uma dieta com 2% de suplemento de Esqualeno. Também se anotou que o Esqualeno tem algumas propriedades antifungicas, que o tornam eficaz na candídiase.
Inverse C Foam Infusion é uma excelente opção para o uso diário em peles sensíveis com Psoríase para o equilíbrio da função barreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOXINA BOTULÍNICA É UMA ARTE

   Dra. Juliana  Figueiredo, colunista SOBRAFE       Toxina botulínica bem feita realmente é uma arte . Na prática diária é uma técnica relativamente fácil e não tem muitas complicações.       Para que obtenhamos um bom resultado ,é imprescindível o entendimento anatômico e a compreensão da interação  dos músculos da face  para  uma satisfação maior.     Quando os músculos da face se movem , revelam muito mais linhas e rugas eles revelam sentimentos e expressões faciais. É através dessas ações musculares que conseguimos demonstrar realmente as expressões  faciais.          Sejam de tristeza , alegria  susto ou preocupações, são dessa forma  que  expressamos nossos sentimentos .      O que diferencia um injetor experiente de um injetor inexperiente, é o resultado que  consegui conferir ao seu paciente.       Um bom injetor é aquele que mantém  resultado com maior naturalidade sem congelar a expressão do  paciente. 

ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA

Dra.Fabiana Tôledo, colunista SOBRAFE      Os cabelos são, na nossa sociedade, uma maneira de se demonstrar estilo, personalidade, nível de vaidade, e até mesmo autoconfiança. O aparecimento de problemas que prejudicam o crescimento ou levam à queda dos cabelos é um dos motivos que leva as pessoas a procurarem ajuda psicológica, pois afeta diretamente a autoestima. Esses problemas podem decorrer de vários fatores: alterações hormonais, estresse, má alimentação, medicamentos, gravidez.    Os termos alopecia, calvície, alopecia androgênica e calvície padrão masculino são usados para definir a ausência de cabelo em áreas onde normalmente estaria presente ocorrendo através de um processo de diminuição de tamanho e espessura dos folículos pilosos por ação da enzima diidrotestosterona (DHT). Este distúrbio, que afeta tanto homens quanto mulheres, vem sendo alvo de diversos estudos para que novas técnicas de tratamento sejam desenvolv

CUIDADOS ESTÉTICOS NO TRATAMENTO DA ACNE

Dr. André Teixeira, colunista SOBRAFE          A acne, popularmente conhecida como “cravos e “espinhas”, é uma condição comum da pele onde a sua causa envolve vários fatores e elementos. Acomete ambos os sexos, sendo seu início comum na adolescência e podendo se prolongar para vida adulta. Afeta áreas da pele como maior número de folículos sebáceos, como a face, a parte superior do tórax e o dorso. Quando não tratada de forma adequada provoca problemas estéticos variados que conduzem a problemas psicossociais, como diminuição da autoestima e da autoconfiança, culminando em afastamento social e até mesmo em depressão. São quatro os fatores principais que estão implicados no desenvolvimento da acne, estando intimamente inter-relacionados, sendo os dois primeiros responsáveis pela formação dos comedões. São eles: Hiperprodução sebácea : Os hormônios androgênios (testosterona, DHEA-S e androstenediona) são reduzidos, a nível dos receptore