Pular para o conteúdo principal

ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA




Dra.Fabiana Tôledo, colunista SOBRAFE












  










  Os cabelos são, na nossa sociedade, uma maneira de se demonstrar estilo, personalidade, nível de vaidade, e até mesmo autoconfiança. O aparecimento de problemas que prejudicam o crescimento ou levam à queda dos cabelos é um dos motivos que leva as pessoas a procurarem ajuda psicológica, pois afeta diretamente a autoestima. Esses problemas podem decorrer de vários fatores: alterações hormonais, estresse, má alimentação, medicamentos, gravidez.
   Os termos alopecia, calvície, alopecia androgênica e calvície padrão masculino são usados para definir a ausência de cabelo em áreas onde normalmente estaria presente ocorrendo através de um processo de diminuição de tamanho e espessura dos folículos pilosos por ação da enzima diidrotestosterona (DHT). Este distúrbio, que afeta tanto homens quanto mulheres, vem sendo alvo de diversos estudos para que novas técnicas de tratamento sejam desenvolvidas.
     A descoberta da aplicação do laser, por exemplo, revolucionou muitos procedimentos no que diz respeito a qualidade dos resultados, tempo de recuperação e aplicação. O microagulhamento e a intradermoterapia associado aos LED’s também surgiram como solução viável para o tratamento da calvície nos mais diferentes estágios.
    O microagulhamento consiste na indução da produção de colágeno por um estímulo mecânico através de microagulhas acopladas a um aparelho chamado Roller, Dermaroller ou Dermapen. No momento em que a pele é perfurada é desencadeado um processo inflamatório, levando à proliferação celular e conseguinte remodelação tecidual. Pode também ser usado como Drug Delivery para aplicação de ativos, vitaminas, extratos, medicamentos ou outras substâncias bioativas para um efeito localizado. O que os diferencia é a profundidade em que a agulha será inserida. No caso do tratamento capilar a profundidade da agulha é de até 1 mm. Já a intradermoterapia ou mesoterapia é uma técnica que tem como objetivo tratamento por meio de injeções locais onde o produto injetado fica retido nas estruturas cutâneas e subcutâneas permitindo um efeito farmacológico local, não comprometendo os sistemas hepáticos, renal e outros.
    Para o tratamento capilar são realizadas pápulas com uma mescla de produtos para efeito local. Os LED’s, do inglês Light Emiting Diodes, tem o poder de estimular ou inibir determinadas atividades celulares abrangendo várias indicações diferentes. Para a terapia capilar é excelente associar o LED vermelho e o infravermelho, pois melhora a circulação local, aumenta metabolismo dos folículos, crescimento, brilho, volume e a aparência geral dos fios. Outros tratamentos já utilizados para este fim envolvem uso de medicamentos (dentre os principais, a finasterida e o minoxidil), implantes capilares, uso de células tronco, fitoterápicos, carboxiterapia e o plasma rico em plaquetas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOXINA BOTULÍNICA É UMA ARTE

   Dra. Juliana  Figueiredo, colunista SOBRAFE       Toxina botulínica bem feita realmente é uma arte . Na prática diária é uma técnica relativamente fácil e não tem muitas complicações.       Para que obtenhamos um bom resultado ,é imprescindível o entendimento anatômico e a compreensão da interação  dos músculos da face  para  uma satisfação maior.     Quando os músculos da face se movem , revelam muito mais linhas e rugas eles revelam sentimentos e expressões faciais. É através dessas ações musculares que conseguimos demonstrar realmente as expressões  faciais.          Sejam de tristeza , alegria  susto ou preocupações, são dessa forma  que  expressamos nossos sentimentos .      O que diferencia um injetor experiente de um injetor inexperiente, é o resultado que  consegui conferir ao seu paciente.       Um bom injetor é aquele que mantém  resultado com maior naturalidade sem congelar a expressão do  paciente. 

CUIDADOS ESTÉTICOS NO TRATAMENTO DA ACNE

Dr. André Teixeira, colunista SOBRAFE          A acne, popularmente conhecida como “cravos e “espinhas”, é uma condição comum da pele onde a sua causa envolve vários fatores e elementos. Acomete ambos os sexos, sendo seu início comum na adolescência e podendo se prolongar para vida adulta. Afeta áreas da pele como maior número de folículos sebáceos, como a face, a parte superior do tórax e o dorso. Quando não tratada de forma adequada provoca problemas estéticos variados que conduzem a problemas psicossociais, como diminuição da autoestima e da autoconfiança, culminando em afastamento social e até mesmo em depressão. São quatro os fatores principais que estão implicados no desenvolvimento da acne, estando intimamente inter-relacionados, sendo os dois primeiros responsáveis pela formação dos comedões. São eles: Hiperprodução sebácea : Os hormônios androgênios (testosterona, DHEA-S e androstenediona) são reduzidos, a nível dos receptore