Pular para o conteúdo principal

HABILIDADE NO APRIMORAMENTO FACIAL NÃO CIRÚRGICO

     





 Dra. Carina Castro, colunista SOBRAFE
    


   


     
















   
   Quando o assunto é rejuvenescimento facial, o segmento de estética não para de evoluir, novas pesquisas ocorrem diariamente em todo mundo e anunciam constantemente o surgimento de novas tecnologias, equipamentos e produtos. Hoje, esses procedimentos são o carro chefe de muitas clínicas e consultórios estéticos.
   O interesse e a procura por terapias menos invasivas com procedimentos autônomos no aprimoramento facial não cirúrgico está sendo cada vez maior em relação as médias de anos anteriores.
   Para trabalhar com estética facial, os profissionais precisam ter uma compreensão clara do envelhecimento humano, além do conhecimento profundo da anatomia facial e um bom senso estético. Vale ressaltar, que nem sempre o que o paciente se queixa pode ser o foco total do tratamento estético, a abordagem de todas as regiões como um todo, se faz necessária para o rejuvenescimento harmonial do rosto, das expressões individuais de cada um, cada etnia, ainda assim, levando em consideração e respeitando sempre o desejo do paciente. Um exemplo prático dessa questão, são os orientais desejarem a aplicação da toxina botulínica no músculo masseter, para “afinar” a mandíbula. Nesses casos geralmente, a mandíbula bem larga interfere negativamente na beleza. 
   Todos nós envelhecemos, ao compararmos o Triângulo da Juventude, com ossos zigomáticos largos no terço superior e o afinamento gradativo da face até o queixo, com a a Pirâmide da velhice,  essas características se invertem com o típico alargamento da linha do mento, e assim vai... O nosso relógio biológico não pára mas podemos retardar esse processo realçando pontos estéticos e características desejáveis da beleza e minimizar ou tratar os pontos negativos.
 Já existem estudos que conseguiram quantificar e predizer a beleza. A matemática, os sistemas computadoriais e extensas pesquisas e bancos de dados de rostos atraentes tiveram a contribuição para conseguir quantificar a atratividade facial.  O mais surpreendente disso é que os rostos de Marilyn Monroe,, Nefertiti e Elizabeth Hurley se enquadram na perfeição desses arquétipos.
    Leonardo da Vinci já havia verificado sobre a proporção áurea. Definido por um número: 1,618, presente em várias proporções anatômicas da natureza, crescimento biológico corpo humano. Na antiguidade era usada na arte e recentemente associado para aprimorar e levar aos resultados harmoniais mais perfeitos e belos.
   Alguns nomes se destacam nesses estudos, como o do Dr. Marquardt que definiu a “proporção dourada” como sendo a harmonia geométrica entre testa, olhos, nariz, boca, malares e queixo, ele os representa como “arquétipos faciais”. Também, o pioneiro estético de renome Dr. Arthur Swift, um dos praticantes mais respeitados em estética, descobriu o conceito comum e universal da beleza, a “Ratio de ouro”- razão matemática, baseado na convincente teoria das proporções onde idealizou um compasso de ouro chamado de Golden Calliper e começou a aplicar esse conceito no seu trabalho. As extremidades desse compasso medem exatamente a proporção áurea, utilizado para determinar as medidas faciais ideais para chegar ao “belo”, essa ferramenta é utilizada como um complemento na associação de inúmeras técnicas e critérios  também importantes nas avaliações. 
   Seja a Beleza exótica, étnica, forte, meiga, regional ou cultural e particularmente individual, fazem parte da grande variedade da genética existente, sendo a Beleza máxima aquela que consegue reunir proporções e formatos perfeitamente adequados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOXINA BOTULÍNICA É UMA ARTE

   Dra. Juliana  Figueiredo, colunista SOBRAFE       Toxina botulínica bem feita realmente é uma arte . Na prática diária é uma técnica relativamente fácil e não tem muitas complicações.       Para que obtenhamos um bom resultado ,é imprescindível o entendimento anatômico e a compreensão da interação  dos músculos da face  para  uma satisfação maior.     Quando os músculos da face se movem , revelam muito mais linhas e rugas eles revelam sentimentos e expressões faciais. É através dessas ações musculares que conseguimos demonstrar realmente as expressões  faciais.          Sejam de tristeza , alegria  susto ou preocupações, são dessa forma  que  expressamos nossos sentimentos .      O que diferencia um injetor experiente de um injetor inexperiente, é o resultado que  consegui conferir ao seu paciente.       Um bom injetor é aquele que mantém  resultado com maior naturalidade sem congelar a expressão do  paciente. 

ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA

Dra.Fabiana Tôledo, colunista SOBRAFE      Os cabelos são, na nossa sociedade, uma maneira de se demonstrar estilo, personalidade, nível de vaidade, e até mesmo autoconfiança. O aparecimento de problemas que prejudicam o crescimento ou levam à queda dos cabelos é um dos motivos que leva as pessoas a procurarem ajuda psicológica, pois afeta diretamente a autoestima. Esses problemas podem decorrer de vários fatores: alterações hormonais, estresse, má alimentação, medicamentos, gravidez.    Os termos alopecia, calvície, alopecia androgênica e calvície padrão masculino são usados para definir a ausência de cabelo em áreas onde normalmente estaria presente ocorrendo através de um processo de diminuição de tamanho e espessura dos folículos pilosos por ação da enzima diidrotestosterona (DHT). Este distúrbio, que afeta tanto homens quanto mulheres, vem sendo alvo de diversos estudos para que novas técnicas de tratamento sejam desenvolv

CUIDADOS ESTÉTICOS NO TRATAMENTO DA ACNE

Dr. André Teixeira, colunista SOBRAFE          A acne, popularmente conhecida como “cravos e “espinhas”, é uma condição comum da pele onde a sua causa envolve vários fatores e elementos. Acomete ambos os sexos, sendo seu início comum na adolescência e podendo se prolongar para vida adulta. Afeta áreas da pele como maior número de folículos sebáceos, como a face, a parte superior do tórax e o dorso. Quando não tratada de forma adequada provoca problemas estéticos variados que conduzem a problemas psicossociais, como diminuição da autoestima e da autoconfiança, culminando em afastamento social e até mesmo em depressão. São quatro os fatores principais que estão implicados no desenvolvimento da acne, estando intimamente inter-relacionados, sendo os dois primeiros responsáveis pela formação dos comedões. São eles: Hiperprodução sebácea : Os hormônios androgênios (testosterona, DHEA-S e androstenediona) são reduzidos, a nível dos receptore